>>

Doutor Murilo Prata

Cirurgião Plástico - CRM-DF 7349
Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Formado em Medicina pela UNB e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Dr. Murilo Prata realizou sua formação em Cirurgia Geral no Hospital de Base de Brasília, e no Hospital Regional da Asa Norte concluiu sua formação em Cirurgia Plástica. Participante de inúmeros congressos na área, o especialista hoje goza de um nome conceituado na Capital Federal, onde cresce o seu chamado há 23 anos. Ele costuma dizer que medicina e cirurgia não é profissão, é dom de Deus, onde a beleza não está na superficialidade da forma, mas na essência do ser, e esta essência é de Deus.


Entrevista Revista
Feliz Cidade


1. Tudo é válido em prol da beleza e da estética?
A resposta é claro que não. Como sou cristão sei que: o coração alegre aformoseia o rosto. As pessoas querem resolver seus problemas internos tratando a superfície, com certeza tem prazo de validade a reforma. Hoje, já se sabe que há um distúrbio psicológico chamado de DISMORFISMO, um distúrbio na percepção da sua própria forma, onde está sempre aquém do que desejaria ou é levada a desejar, pela mídia, amigos, cobranças profissionais e por aí vai. Onde lindas mulheres se submetem aos procedimentos, expondo-se por não se enxergarem verdadeiramente como são.

2. Quais os exageros você avalia que estão sendo cometidos nas mesas cirúrgicas?
Primeiro, tenho visto cada vez mais meninas mais novas, jovens que estão sendo bombardeada pela mídia, pelo o apelo televisão, pela mídia escrita e de navegação, e estas estão sendo operadas quando deveriam estar sendo educadas. Segundo, aumentou e muito a procura por um rosto e uma cara para arranjar um bom emprego, porém, a competência tem ficado de lado, em segundo plano. Terceiro, a prostituição financeira entre os profissionais que a qualquer preço se vendem e se submetem a etiqueta que apreça o produto na sua tabela.

3. Em 2013 o Brasil esteve como número 1 em quantidades de cirurgias plásticas, com quase 1, 49 milhões. Esse cenário deve ser avaliado de forma positiva ou negativa?
Positiva quando falo acerca de uma especialidade médica, onde o Brasil se destaca como o número um em qualificação e quantificação, onde um leva ao outro, por ser mais qualificado mais cirurgia e mais cirurgia mais qualificado. Isto demonstra que não somos um povo que não pode e não deva almejar o topo da montanha ou das montanhas em todas a áreas. E negativa, porque fica demonstrado que as pessoas estão valorizando mais a superfície da forma que a profundidade do ser. E obviamente, a mídia está por trás disto.

4. Tivemos nos últimos dias na mídia o caso da Andressa Urach e a repercussão de até que ponto a pessoa pode chegar em prol do corpo. Nesse caso específico, como avaliar a ética e profissionalismo de alguns profissionais da área?
Temos que ter a visão correta, das duas faces da moeda, o órgão regulador brasileiro, a ANVISA, equivalente ao FAD americano, avaliou, e licenciou o produto, o médico utilizou confiando no produto liberado e mediante isto colheu consequências gravíssimas, onde tentaram culpar o volume injetado, não creio que tenha sido o volume injetado, mas a possível contaminação na hora do procedimento por bactérias de crescimento lento, onde os sintomas e sinais se manifestam retardamente . Os implantes mamários ( próteses ), são corpos estranhos que são colocados dentro dos corpos e com as mesmas possibilidades, de infecção, de se perfurar um implante e o silicone apesar de ser médico, não deve estar livre pelo corpo, e assim desencadear quadros alérgicos e infecciosos, porém numa estatística menor, pois, o silicone vem dentro de um invólucro, mas este é usado em larga escala por ser envelopado dentro de uma cápsula. Os produtos que são injetados por ser um produto de fácil manuseio e por produzir um resultado imediato e sem necessidade de internação para sua colocação, o tornando mais barato isto o torna um produto mais perigoso, pois, começa a ser utilizado em larga escala, sem critérios regidos e principalmente quando está sendo utilizado por profissionais de áreas não permitidas, exercendo de forma ilegal a medicina e muitas vezes com resultados trágicos. E os pacientes os procuram, tais profissionais, por ser um procedimento de valor inferior a um profissional especializado com uma formação adequada.

5. Para quem busca um profissional e tem o desejo de realizar uma cirurgia plástica, quais seriam os principais cuidados a serem observados?
Como tudo na vida, devemos ter referência do profissional no caso da cirurgia plástica se faz residência de dois anos na área de Cirurgia Geral e mais três anos em Cirurgia Plástica, além de ter que passar o seu diploma de especialista pelo órgão regulador da especialidade, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, SBCP, com o seu site: www.sociedadebrasileiradecirurgiaplastica.com.br, onde deverá ser acessado e pesquisado o nome do profissional da especialidade e este deverá estar inscrito na mesma. Isto previne os charlatões que se dizem cirurgiões plásticos, pois, viram na estética uma fonte de renda.

6. É visto que a mídia exerce um poder de influência considerável no culto ao corpo. Existe algum limite e/ou controle quando falamos de adolescentes e jovens?
Inicialmente, começa em casa os limites, porém se você já encontra um pai ou uma mãe que são adeptos eles estimulariam o menor. E a lei não permite que o menor se submeta a qualquer procedimento sem autorização dos responsáveis legais, por menor que seja o procedimento, inclusive botox e material de preenchimento facial.

7. Dependendo da faixa etária, existe uma “maturidade” do corpo para a realização de qualquer tipo de cirurgia plástica?
Tem que se avaliar a fase de maturidade física em a paciente se encontra, exemplo cirurgia de correção da orelha em abano, somente partir dos 7 anos de idade, porque já alcançou o tamanho da fase adulta da orelha. No caso de nariz, a rinoplastia somente deverá ser realizada após os 17 anos, este estará no tamanho adulto, se for antes muitas vezes as cicatrizes internas deixadas pela cirurgia impede o seu desenvolvimento o mantendo infantilizado, assim a mamas das meninas que para se avaliar se a mesma está apta, deverá ser visto, a presença ou não dos caracteres sexuais secundários, pelos pubianos, aumento das mamas, no rapaz a mudança da voz, aumento da acne. Não diria que não se deva fazer no adolescente, já tive uma paciente com problemas psicológicos , não queria mais ir para escola, nem tão pouco fazer academia, pois, tinha vergonha do seu corpo que estava acima do peso, após tentamos o emagrecimento saudável e reeducação alimentar e sem ter êxito, optamos pela cirurgia que mudou a sua mente, restaurando a sua estima própria.

8. A experiência em mais de 20 anos de mercado lhe permitiu ver e viver muitas situações. Ainda existem pedidos “bizarros” ou “impossíveis” de serem praticados? Se sim, pode citar algum?
Sim, existe um pedido clássico, quero o nariz do fulano, Brad Pitt, a resposta, ainda que eu pudesse fazer, coisa que não posso, você não seria ele, cada qual cada qual. Quero ter uma mama grande, não muito, apenas 500 ml de cada lado, demonstrando nenhum conhecimento do volume.

9. Em relação à tecnologia, como podemos comparar a medicina brasileira na área da cirurgia plástica com os países de primeiro mundo?
Estamos bem posicionados, somos os primeiros colocados números e qualidade, pois, quanto mais se executa mais se aperfeiçoa, e quanto mais aperfeiçoado mais procurado e destacado. Hoje, poderíamos dizer que o ocupamos o Primeiro lugar, apesar de não termos toda a tecnologia, e ainda assim quando a adquirimos, encarecemos muito o procedimento por praticamente tudo ser importado.

10. Como tem sido o reconhecimento da cirurgia plástica no Brasil?
O brasileiro ele é mundialmente reconhecido por sua habilidade técnica, além da versatilidade e também a sua criatividade.

11. Existem cuidados específicos que devem ser observados no pós-cirúrgico?
Os cuidados eles são específicos para cada procedimento, mas de forma genérica seria, não se expor ao sol por no mínimo três meses, usando sempre o filtro ou bloqueador solar, exercícios restrito por no mínimo um mês, assim como conduzir o carro. Uso dos remédios indicados pelo profissional no horário correto é na forma de Admistração indica, e estes envolvem antibióticos, antiinflamatórios e analgésicos, além dos anticoagulantes que são utilizados com a tentativa de se impedir a TVP (Trombose Venosa Profunda, oclusão das veias principalmente dos membros inferiores) e consequentemente evoluindo com a chamada TEP (Trombo Embolismo Pulmonar).

12. Atualmente, quais os tipos de cirurgias plásticas são mais executados atualmente?
Em ordem decrescente lipoaspiração, implante mamário, mamoplastia, abdominoplastia, blefaroplastia (cirurgia das pálpebras), Rinoplastia (cirurgia do nariz) e a ritidoplastia (cirurgia da face).

Quero deixar algo para que seja utilizado como uma reflexão:

"A beleza não está na superficialidade da forma,
mas na essência do ser!" (Dr. Murilo Prata)